Crescendo em Tudo

25/05/2011 22:27

TEXTO-CHAVE: Efésios 4:13-15

Introdução:
Recebemos uma ordem do Pai através do Apóstolo Paulo: “Cresçamos em tudo naquele que é a cabeça”. Em nenhum lugar da Palavra de Deus está escrito que devemos parar de crescer. Isto significa que enquanto estivermos aqui na terra precisamos continuar buscando o conhecimento do Senhor. Nestes dias de jejum estamos com o objetivo de fortalecer nosso crescimento no Senhor. Hoje vamos estudar como deve ser esse crescimento:

1 – CRESCER NA GRAÇA E NO CONHECIMENTO II Pedro 3:17-18 - A Palavra nos adverte para ficarmos alertas para não cairmos da posição segura. Muitas vezes somos tentados a achar que estamos firmes, mas olhe o que diz I Co 10:12. O próprio Senhor Jesus nos adverte para tomarmos cuidado para não sermos enganados, Mc 13:5. A melhor forma de proteger-nos é através do crescimento na graça e conhecimento, pois quanto mais você conhece o que é verdadeiro, mais fácil fica identificar o falso. Por isso, crescer na graça e no conhecimento nos traz firmeza para suportar os desafios e vencê-los sem decair na fé.

2 – CRESCER EM AMOR - Filip. 1:9-11 - Na igreja de Jesus o que faz a diferença é o amor. Sabemos que para vivermos como Igreja o que nos sustenta é o amor de Deus em nossas vidas, o qual iremos transmitir uns aos outros, pois como corpo temos que estar unidos e ligados, veja o que diz Col 3:14. O que vai nos unir é o amor. I Tes 3:12-13. O alvo do diabo é destruir como diz Jo 10:10, e muitas vezes ele só cruza os braços enquanto os crentes, líderes, pastores, familiares, etc. brigam uns com os outros, até que os relacionamentos, família e obra de Deus sejam destruídos.

3 – CRESCER NA INTIMIDADE COM O SENHOR I Sm 3.19. Samuel crescia não somente em estatura, mas também no conhecimento do Senhor, por isto, O Senhor era com ele para torná-lo o sucessor do sacerdote Eli. A falta de intimidade com Deus traz destruição Oséias 4.6a. A intimidade com Deus é que vai nos fortalecer cada vez mais.

4 – CRESCER NA FÉ - II Cor 10.15 - A fé não nasce pronta. Ela cresce à medida que é exercida ou praticada. Para agradar ao Pai precisamos crescer na fé Hb 11.6. Os próprios discípulos certa vez pediram ao Senhor Jesus para aumentar-lhes a fé, Lc 17:5 - Para quem tem fé tudo é possível, Mc 9:19-27.

Conclusão: Todo ser vivo cresce e passa por transformações, portanto a Igreja de Jesus, que também é cheia de vida, precisa crescer. Quando alguma situação quiser nos impedir o crescimento, nossa posição deve ser a de não se conformar e lutar para que a doença que está nos atacando seja sarada. Sabemos que podemos contar com a ajuda sobrenatural do Espírito Santo e por isso, jamais vamos nos conformar com menos do que nosso crescimento nas diversas áreas de nossa vida– familiar, relacionamentos, financeiros, espiritual, etc. Devemos estar entre aqueles que gostam de crescer, mesmo que tenhamos que ser incomodados para isso.